mitos e verdades sobre a geladeira

Nosso bloger tem sido tido apenas como teologico, mas decidi dar um pouco de utilidade pública para facilitar a vida do povo brasileiro. Como um abridor de olhos, primeiro estarei falando sobre verdade e mitos com relação ao uso da geladeira, não é brincadeira, vale a pena ler a descobrir uma serie de coisas que foram inventadas e outras que são reais.
1 - Posso secar roupas atrás da geladeira?
NÃO.  As grades de trás da geladeira são dutos por onde passa o fluido que tira o calor de dentro do eletrodoméstico e o dissipa no ar, por isso elas esquentam. Quando você coloca roupas úmidas sobre esses dutos, está dificultando a dissipação do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento e causa desgaste no refrigerador, diminuindo a vidaútil do compressor (o motor) e aumentando a conta de energia.
2 - Faz mal abrir a geladeira várias vezes ao dia?
SIM.  Quando você abre a geladeira, o ar frio sai e entra calor. Como ela deve manter seu interior gelado, precisa trabalhar mais para esfriar o ar que entrou. Quanto mais vezes isso for feito, ou quanto mais ar quente entra (dependendo do período em que a porta fica aberta), mais cara fica a conta de energia.
3 - É verdade que ovos guardados na porta do refrigerador estão sujeitos à salmonela?
NÃO. A não ser que a casca do ovo tenha alguma trinca ou furo, mesmo com a variação (que é bem pequena) de temperatura pela abertura da porta, os germes não conseguem penetrar a casca.
4 - Guardar alimentos quentes na geladeira estraga o eletrodoméstico?
SIM. Se por um lado, para manter o interior do aparelho frio, ele vai sobrecarregar o compressor, consumindo mais energia, por outro, a vasilha quente trocará calor com outras vasilhas internamente, alterando o estado de conservação de outros alimentos.
5 - Posso encostar a geladeira nos móveis ou na parede da cozinha?
NÃO. É necessário deixar espaço ao redor da máquina para a dissipação do calor. Tanto atrás com lateralmente, o espaço mínimo recomendado de distância da parede ou de outros móveis é de 35cm.
6 - Há algum risco em ligar a geladeira logo após o seu transporte?
SIM. O motor do aparelho possui uma pequena quantidade de óleo lubrificante para garantir o funcionamento e, quando o aparelho é inclinado, esse óleo se movimenta, podendo obstruir os dutos de gás refrigerante, o que gera um desgaste grande e possivelmente irreparável na geladeira. A não ser que ela tenha sido transportada em posição vertical (por todo o período), recomenda-se esperar duas horas antes de ligá-la novamente.
7 - Acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelos é perigoso?
NÃO se você tomar os devidos cuidados. Se o piso estiver molhado, use sapatos com sola de borracha e evite direcionar o ar quente para os alimentos no freezer, pois isso pode alterar seu estado de conservação.
Máquina de lavar e de secar
8 - Posso colocar o quanto couber de roupas para lavar ao mesmo tempo?
NÃO. Se não respeitar a capacidade máxima da sua máquina (8kg, 10kg, 12kg), ela não só vai te devolver a roupa suja como vai consumir mais energia e ter as peças desgastadas, fazendo mais barulho
9 - Quanto mais sujas as roupas, mais sabão e amaciante devo usar?
NÃO. Tanto as máquinas como os próprios fabricantes de sabão e amaciante indicam a quantidade certa de acordo com o nível de água da lavagem (que deve ser indicada no painel da máquina ou no manual). Exagerar pode manchar as roupas e até estragar o aparelho.
10 - É necessário limpar ou trocar o filtro e outras partes da máquina?
SIM. A limpeza pode ser feita a cada dois meses e deve eliminar restos de sabão e amaciante nas gavetas (com uma escovinha e água) e fiapos nos filtros. Para lavar o aparelho internamente, deixe-o funcionar em modo “lavagem completa” com o maior nível possível de água e junte a ele, meio litro de água sanitária. Já o filtro deve ser limpo apenas com água corrente.
11 - As máquinas mais modernas lavam qualquer tipo de roupa sem estragar?
NÃO. Por melhor que seja seu aparelho, observe sempre a etiqueta das roupas. Se estiver escrito que ela não pode ser lavada à maquina (símbolo de uma máquina com um “X” ou uma tina com uma mão dentro), não experimente lavá-la no aparelho.
12 - É preciso fazer alguma manutenção de limpeza nas secadoras?
SIM. O filtro de fiapos deve ser limpo com o aspirador de pó – usando o bocal de escova acoplado. Faça também uma inspeção no cano exaustor – desconectando-o da secadora e usando o aspirador de pó –, pois se ele entupir parcialmente, suas roupas demorarão mais para secar e a conta de energia vai subir bastante. Por razões de segurança, recomenda-se ainda aspirar o chão embaixo e atrás da secadora todas as vezes que ela for usada.
No demais, faça um bom uso do seu eletrodomestico, e lembre, Jesus te ama.

Postagens mais visitadas deste blog

A gravata

sexo entre o casal a luz das escrituras e costumes judaicos

Refutando a doutrina mórmon